Como proteger suas redes sociais
Hoje em dia, qualquer conta pode ser vítima de invasão, e as dores de cabeça poderão ser bem grandes se isso acontecer. Regularmente ouvimos relatos de quem teve a conta no Facebook invadida, de gastos feitos em uma conta de anúncios ou de uma empresa que teve seu Instagram “roubado”. Que tal proteger mais as três principais redes mais usadas no momento?. Confira alguns passos que podem dar mais segurança para contas pessoais e profissionais nas redes:
1 – APLICATIVOS SEMPRE ATUALIZADOS
As atualizações dos aplicativos recebem constantes correções de falhas de segurança, bugs ou correção de brechas que, possivelmente, invasores possam ter descoberto para invadir contas.
Então vale regularmente entrar na loja de aplicativos do seu mobile e ver se encontra disponível alguma atualização. Se preferir, deixe a configuração para atualização automáticas ativadas para os principais aplicativos.
2 – SENHAS BOAS E REGULARMENTE ALTERADAS
Crie uma senha que seja difícil de ser descoberta por qualquer pessoa ou sistema de invasão. Evite datas próximas a você, nomes de familiares, ou algo muito fácil e previsível de ser descoberto.
Uma senha que contenha caracteres, vários números e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas é a combinação perfeita para uma ótima senha.
Óbvio que quando é uma conta de uma empresa ou projeto, poderá ser necessário que várias pessoas saibam a senha, ou precisem memorizar. Mas aí está a maior necessidade de ter uma senha boa.
É importante mudar a senha regularmente. O tempo depende da escolha de cada usuário, mas é indispensável mudar algumas ou várias vezes por ano. Quanto mais vezes ela for alterada, mais seguras serão as contas.
3 – EVITAR SALVAR AS SENHAS EM COMPUTADORES NÃO CONFIÁVEIS
A maioria dos locais em que você acessar uma conta vai oferecer para salvar automaticamente a senha, até mesmo em dispositivos de terceiros. Uma senha ou login salvos em dispositivos podem ser rastreados ou encontrados por muitas aplicações maliciosas.
4 – USAR ALGUM PROGRAMA, OU APLICATIVO PARA GERENCIAR SENHAS
Atualmente existem várias ferramentas especializadas em gerenciamento de senhas e logins com segurança. Algumas são pagas e outras são grátis.
Duas opções bastante usadas por usuários são:
GRÁTIS:
LastPass – https://www.lastpass.com
PAGO:
1Password – https://1password.com
Ambas aplicações possuem versões para computadores, navegadores web, extensões, e aplicativos mobiles, independente do sistema operacional.
5 – CONFERIR QUAIS APLICATIVOS E SITES POSSUEM ACESSO A CONTA
Regularmente encontramos serviços que permitem criar contas, ou logar por meio de logins e credenciais de redes sociais e lá clicamos para autorizar o uso de dados ou da conta, ou até mesmo aplicações necessárias.
Algumas nem usamos mais ou podem parecer suspeitas e podem ser perigosas para possíveis invasões ou uso de dados.
Regularmente é bom fazer uma checagem quais aplicações estão usando os dados das contas.
6 – CONFERIR O NÚMERO DE TELEFONE DA CONTA
Uma das principais formas de garantir segurança, ou até mesmo recuperar uma conta nas redes, é através do número de telefone adicionado na conta. É por meio dele que será enviado códigos de ativação via SMS.
Tenha sempre números de telefones ativos adicionados nas suas contas, ou seja, números que estão recebendo SMS e que você ou alguém confiável tenha acesso ao mesmo caso precisar.
7 – CONFERIR O ENDEREÇO DE E-MAIL DA CONTA
A maioria dos serviços na internet exigem um e-mail para criar uma conta ou gerenciar acesso a mesma, é primordial conferir o(s) e-mail(s) cadastrados em uma conta no Facebook e no Instagram.
Muitas vezes, os usuários abandonam o endereço de e-mail ou perdem o acesso, o que poderá ocasionar problemas caso seja preciso redefinir uma senha ou recuperar uma conta.
8 – AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES
É uma das maneiras mais seguras de proteger uma conta nas redes sociais. Quando ela for ativada no Facebook, no Instagram ou até mesmo no WhatsApp, caso acontecer uma tentativa de acesso em outro dispositivo será necessário além do login e senha, um código exclusivo será enviado via SMS para ser usado no acesso.
A autenticação de dois fatores pode ser feita por meio do número de CELULAR ou então por meio de APLICATIVOS geradores de códigos de autenticação. A maioria dos usuários optam pelo número de telefone, pois a por meio de aplicativo requer um pouco mais de ações técnicas.
9 – CUIDADO AO ABRIR CONTEÚDO DE E-MAIL, LINKS RECEBIDOS VIA MENSAGENS OU LINKS NA INTERNET
Várias invasões em contas são realizadas por meio de LINKS maliciosos ou falsos que induzem o usuário a fornecer senha e login de suas contas, o que na verdade está sendo enviado os dados para terceiros que farão uso dos mesmos para invadir contas.
10 – PESSOAS QUE POSSUEM A SENHA E DADOS DE ACESSO DE CONTAS
Avalie sempre quem são as pessoas que precisam ter acesso aos dados de contas nas redes sociais. Avalie com cautela quais familiares ou até mesmo funcionários e pessoas ligadas a empresas e projetos precisam do acesso.