Como melhorar a percepção de qualidade do seu site
Além de ter produtos interessantes e um conteúdo relevante e bem elaborado, as pessoas precisam ter essa visão ao acessar o seu projeto. São os conceitos de branding trazidos para as páginas na web.
Por João Gabriel da Fonseca (webinsider)
É muito comum escutar em qualquer empresa que é importante estar na internet, mas o que isso significa? Estar na internet pode assumir dezenas de formas, como mail marketing ou mídias sociais, que têm dinâmicas completamente diferentes.
Mas, talvez, a mais importante para o desempenho seja conseguir aparecer bem nos resultados do Google. Muitas pessoas acham que a colocação no ranking é simplesmente a coisa mais importante. Contudo, existe também o posicionamento estratégico, que é onde a sua empresa está na percepção do público-alvo.
1. Aparecer no topo do Google agrega muito à imagem
O ranqueamento nas páginas de resultado do Google é um ponto discutível como métrica mais importante para resultado online. Mas todos concordam que aparecer como o primeiro site no topo dos resultados é extremamente benéfico para a sua imagem no mercado.
Sua empresa está literalmente acima dos seus concorrentes! Essa situação gera uma boa impressão de qualidade para o usuário que está procurando algo no Google. Imagine como isso é bom para o posicionamento da sua empresa na percepção do cliente em potencial.
Estar nos primeiros lugares pode ser um fator importante para decisão de compra, justamente por passar uma maior credibilidade e confiança, pois os usuários têm noção de que estar no topo é por mérito.
2. Ajudar seu cliente com conteúdo informativo
Estar online não quer dizer só ter boas páginas de produtos. É essencial fornecer conteúdo – artigos, vídeos, infográficos – como forma de oferecer auxílio para questões e problemas que o seu público-alvo possa ter.
Nada melhor para o seu posicionamento na percepção do seu público-alvo do que ajudá-lo a resolver problemas. Se você vende mesas para cozinha, escreva um guia de como deixá-la sempre limpa, como combinar com outros móveis ou até mesmo um apelo mais sentimental sobre como todo mundo se junta pra conversar na cozinha.
3. Estar presente em todas as etapas do processo de compra
Além de ajudar os seus atuais clientes, você pode aparecer com a solução também para quem não te conhece! Imagine que uma dona de casa perceba que está perdendo muito tempo para passar um pano de chão na casa. Uma empresa que vende produtos para casa pode escrever um artigo que irá mostrar algumas formas de como tornar essa parte da arrumação doméstica mais eficiente: uma delas é utilizando um rodo mágico (esse produto existe). Dessa forma, a dona de casa consegue reduzir em metade o tempo de arrumação.
Lembre-se que é um artigo informacional, realmente útil para quem estiver necessitando ser mais rápido. Só que, ao falar sobre o rodo mágico, terá um link apontando para página do produto que é vendido no site da empresa.
Ou seja, você junta o útil ao agradável. Esse princípio não é novo: facilitar a vida do seu cliente é o que faz a venda. Mas isso nunca foi tão bem desenvolvido como na internet.
4. Oferecer uma boa experiência na visita
Depois que o usuário clicar no link para o seu site dentro do Google, ele se tornará um visitante. E como você sabe, visitas devem ser sempre bem tratadas. Deixar o seu site agradável é indispensável. E por agradável não quero dizer só bonito.
É importante que ele consiga se localizar em instantes, entender em qual parte do site ele está, assim como identificar rapidamente o que consegue fazer: incluir um produto no carrinho, navegar para as páginas de categoria, ou ir para um formulário de contato.
Apesar de algumas vezes a usabilidade e experiência do usuário (UX) serem deixadas em segundo plano, é um fator crítico para o sucesso de um site.
Sites que possam oferecer menos recursos ou produtos que de sua empresa, mas ofereçam uma boa navegabilidade e experiência de compra com certeza vão se destacar.
Faça tudo isso através do SEO
Para melhorar a experiência do usuário, desenvolver o conteúdo do seu site e melhorar a exposição nos resultados do Google, você deve ter a mentalidade de SEO, ou seja, otimização de sites.
O SEO começou como uma forma simples de obter melhores rankings no Google. Porém, constantemente os fatores de cálculo para definir quem estará em qual posição são atualizados, quase que semanalmente.
Isso fez com que o SEO tivesse que se desenvolver também, inclusive quando a experiência do usuário se tornou um dos fatores mais importantes para o Google. Então com a mentalidade SEO você irá lidar com todos esses pontos de uma forma natural, pois todos eles são integrados.