Como o Benchmarking ajuda a sua empresa
O benchmarking é o processo de estudar práticas, funções e produtos competitivos e encontrar maneiras de encontrá-los ou aprimorá-los. Empresas de todos os setores usam o benchmarking para avaliar os seus sucessos e identificar as suas deficiências. O processo geral de benchmarking envolve a identificação de áreas problemáticas, a seleção dos principais concorrentes que se destacam onde a empresa fica para trás e a realização das alterações necessárias. Confira uma lista de algumas das várias vantagens importantes no uso de benchmarking em uma organização.
- Redução dos custos de trabalho
Por exemplo, uma pequena indústria pode estudar como um dos seus principais concorrentes usa máquinas para várias funções básicas da planta. Essas máquinas podem ajudar o concorrente a economizar significativamente em custos de mão-de-obra. Os gerentes da empresa podem obter informações sobre esse maquinário no site do concorrente ou em artigos online, identificar a empresa que vendeu a máquina aos concorrentes e, posteriormente, a empresa que usa o benchmarking pode ligar para o fabricante da máquina para ajudar a configurar seu próprio sistema.
- Melhorar a qualidade do produto
As empresas também podem usar benchmarking para melhorar a qualidade do produto. Alguns engenheiros compram os principais produtos dos concorrentes, depois os separam, estudam e determinam como os produtos deles superam os de outras empresas do ramo. Os engenheiros químicos, também, podem estudar alimentos ou produtos de limpeza de maneira semelhante, comparando vários elementos contidos em produtos que competem com a sua própria linha de produtos e, posteriormente, fazendo melhorias à qualidade do produto.
- Aumento de vendas e lucros
Uma empresa que usa benchmarking para melhorar suas funções, operações, produtos e serviços pode desfrutar de aumentos nas vendas e nos lucros, e os clientes com certeza perceberão essas melhorias. Ela também pode promover melhorias através de folhetos, treinamentos de seus representantes de vendas e anúncios nas redes sociais. É muito provável que esses esforços aumentem as vendas, principalmente entre os principais clientes, e as empresas que operam com mais eficiência, devido ao benchmarking, podem reduzir drasticamente suas despesas.
Para mais conteúdos sobre melhoria de resultados, marketing digital, tecnologia e publicidade, continue acompanhando a Netuna, no blog e nas redes sociais.