Apple pode impedir que usuários gravem shows
A Apple parece estar disposta a acabar com um dos grandes problemas de quem frequenta shows: o excesso de celulares filmando a apresentação. Uma patente registrada pela empresa permite que a câmera do iPhone seja bloqueada quando alguém tentar tirar uma foto do palco.
A tecnologia utiliza sensores infravermelhos posicionados na direção da câmera. Ao apontar o smartphone para a área marcada como “proibida”, o telefone ficaria impossibilitado de filmar ou bater fotos. O pedido foi feito em 2011 e concedido nesta terça-feira (28) pelo escritório de patentes dos Estados Unidos.
Segundo o documento, o sensor infravermelho emite um sinal codificado com comandos específicos para o celular. Por sua vez, o iPhone faz a leitura desses sinais e desabilita temporariamente as funções da câmera. Além de shows ao vivo, a tecnologia poderia ser utilizada em cinemas e museus, evitando a gravação ilegal das imagens.
O recurso também poderia ter outras funcionalidades como, por exemplo, oferecer informações complementares sobre um objeto capturado pelas lentes da câmera do smartphone.
Vale ressaltar que o registro da patente não quer dizer que a Apple vai incluir a tecnologia nos próximos iPhones. No entanto, é curioso ver onde a empresa está investindo seus recursos.
Fonte: TechTudo.