Definindo personas para o seu negócio
Uma persona é uma indivíduo fictício que representa um público-alvo, aplicada nos estágios iniciais do desenvolvimento de uma estratégia de marketing. As personas são vitais para o sucesso de um negócio, porque conduzem as decisões sobre produtos e serviços, levando em consideração as necessidades comuns do público-alvo e facilitando o planejamento de um marketing que alcança o público mais amplo possível. Elas fornecem à equipe da sua empresa um melhor entendimento do público-alvo, suas metas, histórias e motivos para procurarem o seu negócio.
Um exemplo de persona seria, a partir de uma pesquisa sobre padrões entre os seus clientes, você ver que eles têm uma renda média alta, trabalham no ramo empresarial, têm de 30 a 40 anos e não têm filhos, e montar o seguinte indivíduo:
– Ulisses, empresário
-36 anos
-Mora na região da Savassi em Belo Horizonte
-Não tem filhos
-Ganha 8000 reais por mês
-Gosta de viajar para o exterior com conforto e procura uma agência de viagens que ofereça o melhor tratamento e pacotes de desconto
Definir uma persona para o seu negócio é extremamente importante, pois com elas, você consegue saber padrões de consumo dos seus clientes e quais pessoas podem vir a querer o seu produto. Tendo essas informações, fica muito mais fácil determinar o tipo de conteúdo que você precisa produzir para atingir seus objetivos, e também definir o tom e o estilo de seu conteúdo, desenhar suas estratégias de marketing, virado para o público que deve ser focado, definir os tópicos sobre os quais você deve escrever, e entender onde os consumidores buscam suas informações e como eles querem consumi-las.
Para definir uma ou mais personas para sua empresa, é preciso ter em mente o que um possível comprador busca na área de atuação dela, os assuntos que interessam a ele e os problemas que ele enfrenta e que seu produto ou serviço podem resolver. Esse cliente fictício pode e deve ter até características físicas e psicológicas, nome, atividades que realiza na vida pessoal além da profissional e nível de conhecimento sobre o assunto.