REDES SOCIAIS, CLIENTE E EMPRESA
Você já parou para pensar na importância das redes sociais para o sucesso do seu negócio? Elas revolucionaram a forma de nos relacionarmos uns com os outros e isso fica bem evidente quando refletimos sobre todas as vezes em que bisbilhotamos o perfil corporativo de uma empresa para conseguir mais informações sobre ela, por exemplo.
Em seus perfis e páginas, encontramos dados sobre seus produtos ou serviços, seu telefone e endereço, conteúdos interessantes e avaliação dos consumidores, e ainda temos uma ideia de como será o atendimento. Já para a empresa, é mais fácil conhecer seu consumidor, comunicar-se com ele e ofertar produtos que realmente vão agradá-lo e, principalmente, vender. Ou seja, as redes sociais são ótimas para os dois lados!
As redes sociais são facilitadoras da comunicação entre empresa e cliente. Elas possibilitam a propagação da mensagem da marca, tornando-a mais visível e próxima do seu público. A organização perde aquela imagem intocável e passa a assumir uma relação mais íntima com o consumidor. As pessoas que seguem uma empresa nas redes sociais são muito mais do que clientes. Elas se identificam com a proposta do negócio e interessam-se pelo que ele tem a dizer. Isso leva ao compartilhamento do conteúdo e à disseminação da marca.
Além disso, as redes sociais são ferramentas úteis para atender um perfil de consumidores cada vez mais exigentes e apressados. Ninguém vai preferir ficar horas no telefone, resolvendo algo pelo SAC, se pode fazer isso rapidamente pelo Facebook Messenger, por exemplo. Por meio das redes sociais, sua empresa será capaz de oferecer um atendimento ágil e cada vez mais individualizado e personalizado, do jeito que as pessoas gostam e esperam.
Quando a comunicação com o cliente é facilitada por intermédio das redes sociais — nas quais as pessoas se sentem bem em falar abertamente acerca de suas impressões —, a empresa obtém o feedback necessário para o seu amadurecimento. É claro que a página, ou perfil corporativo, será vítima de comentários injustos, grosserias e, até mesmo, palavras de baixo calão em algum momento. Porém, deve-se respirar fundo e apresentar simpatia e atenção ao consumidor para driblar essa situação complicada.
Excluindo-se esses desconfortos, é possível fazer algo útil da opinião do seu cliente. Enxergue, em cada comentário, uma oportunidade para aprender e melhorar o seu produto ou serviço prestado.
Você sabia que, segundo a Hootsuite, as redes sociais eram utilizadas por 2,8 bilhões de pessoas até dezembro de 2016? E que, de acordo com um relatório da Rock Content, o Social Media Trends, 94,4% das empresas brasileiras mantêm perfis ou páginas nas redes sociais?
São números bastante expressivos, não? Um conselho: não faça parte da porcentagem de empresas que não acompanham as mudanças do mercado e do comportamento do consumidor brasileiro.
Outras informações para você ficar de olho:
- em 2016, a porcentagem de adultos que usavam mais de uma rede social era de mais de 56%, consoante a organização Pew Research Center;
- o site Marketing Land publicou, em 2016, que 80% do tempo gasto em redes sociais acontece pelo celular;
- o Social Media Trends, relatório já citado da Rock Content, mostrou que os principais benefícios do uso das redes sociais, conforme as empresas, são: divulgação da marca (77,4%), engajamento da audiência (63,2%), aumento do tráfego no blog/site (50,3%), expansão das vendas e número de clientes (48,5%);
- em 2015, a Social Media Examiner informou que mais da metade dos profissionais de marketing que usam redes sociais há, pelo menos, dois anos alegam que isso contribuiu para o aumento das vendas;
- o investimento em redes sociais representa apenas 5% do total do orçamento destinado ao marketing digital, em conformidade com a Social Media Trends, novamente.